quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Como nos afastar da ansiedade - Thiago Strapasson


Quanto nos consome aquilo que depositamos expectativas. Quanta energia posta em algo que só existe em nosso plano mental? Endurecemo-nos quando a ansiedade pelo resultado nos domina. Travamos o fluxo de nossa intuição ao ansiarmos um resultado.

Quanta dor e sofrimento poderiam ser evitados se simplesmente aprendêssemos a confiar no fluxo dos acontecimentos? Mas não, projetamos, analisamos e criamos regras de como gostaríamos que fosse, da maneira como seríamos mais felizes.


Essa projeção mental quanto a um resultado específico, quanto à esperança que depositamos em vivenciar algo na exata maneira que acreditamos que deveria ser, é justamente o que nos fecha a continuar com alegria, que nos afasta daquilo que simplesmente estava fluindo.

E é por isso que não adianta projetarmos, criarmos formas para vivermos a felicidade.

O que realmente precisamos aprender é confiar no fluxo, pois tudo que está destinado a ser, de uma maneira ou outra, nos será trazido. Não precisamos ansiar, aguardar uma melhor maneira de viver. A melhor forma de se experenciar a vida é simplesmente buscar a paz do agora, confiando que tudo virá ao nosso encontro.

E embora a vida, por tantas vezes, já tenha nos demonstrado que o resultado vem justamente quando não esperamos, quando não estamos aguardando, nós simplesmente não somos capazes de confiar que é assim.

Estamos controlados pelo ego que deseja impor sua vontade ao mundo. Saímos então de maneira impositiva exigindo das pessoas, das situações, dos ambientes, o resultado que esperamos.

Mas no fundo, ao assim fazermos, travamos o fluxo de nossa vida. Afastamos pessoas que estavam dispostas a nos ajudar, deixamos de aceitar aquilo que foi trazido a auxiliar-nos. Entramos em um processo mental de controle das situações que impede que o fluxo se dê com graça e naturalidade.

Com essa atitude apenas irradiamos nossa insatisfação com o presente, demonstramos a falta de aceitação da vida.

Mas quando respiramos, quando deixamos de ansiar pelo resultado, simplesmente tudo se vai, tudo se solta, já não há mais cobranças, nem expectativas. E assim, de uma maneira que jamais esperamos, a vida começa a se transformar.

Saímos da energia do medo quanto ao resultado, da ansiedade por saber como tudo se fará. E entramos numa energia mais suave de aceitação. E é quando começam a nos ser trazidas as experiências mais suaves.

Pois no fundo, cada gota de sofrimento que trazemos quanto aos resultados são trazidas por nossa impaciência, por nossa falta de perseverança e confiança no processo. Mas tudo começa a se suavizar, a se tranquilizar, quando saímos desse nível de energia e entramos em outro mais compassivo com tudo que vivemos.

É nosso nível de vibração que determina a maneira como as experiências nos serão trazidas, se travadas, presas, de maneira a não se desenvolverem, ou suaves, livres, quando temos a liberdade de sentir o momento, de sentir o melhor e caminhar diante de cada circunstância sem aquela velha e rígida programação.

Abrimo-nos às mudanças, e aquilo que se modifica já não nos assusta. A mudança vem e sabemos que assim é o fluxo, apenas nos harmonizamos a esse novo sem sofrer.

Assim a ansiedade deixa de existir, porque deixamos de projetar a maneira perfeita e passamos a compreender que o perfeito é a forma como a experiência é vivenciada e não a maneira que projetamos em nossa mente calculista e temerosa.

E assim a vida se faz mais suave, livre, solta e se torna mais criativa e alegre. Simplesmente porque ficamos em nossa paz do presente ao invés da incerteza do futuro.

Thiago Strapasson 16/01/2018


Fonte: coracaoavatar.blog.br

Um comentário: